No dia 5 de maio celebra-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data dedicada a realçar a importância global desta língua que reúne mais de 265 milhões de falantes nos cinco continentes.
Mas porque é que se comemora este dia? Em 2009, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – que reúne países como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – escolheu o dia 5 de maio para celebrar a língua portuguesa como um elo comum entre povos de diferentes culturas e geografias. Em 2019, a UNESCO oficializou esta data como Dia Mundial, reconhecendo o papel do português na preservação da diversidade linguística e cultural do mundo.
A importância da língua portuguesa
O português não é apenas a língua de grandes poetas como Fernando Pessoa ou de romancistas como José Saramago. É também a língua da ciência, da tecnologia, dos negócios, da diplomacia e da cultura popular (pense-se na música, na gastronomia e no futebol!).
É a língua oficial de nove países e organizações internacionais e desempenha um papel fundamental nas relações entre a Europa, a América Latina, a África e a Ásia. É também a língua mais falada no hemisfério sul e a língua mais falada no Atlântico Sul.
Um pouco de história: a origem da língua portuguesa
O português tem origem no latim vulgar, introduzido na Península Ibérica durante o Império Romano. Na região atualmente conhecida como Galiza e Norte de Portugal, este latim evoluiu e misturou-se com influências de línguas pré-romanas (como o galego) e germânicas (após as invasões suábias e visigóticas), e mais tarde também com o árabe.

